Saúde - Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024

Secretaria de Saúde lança a Campanha "Seja Responsável" com o objetivo de reduzir as faltas nas consultas médicas

O objetivo é diminuir o número de faltosos e garantir um número adequado de vagas para atender à população do município

Secretaria de Saúde lança a Campanha

A Secretaria de Saúde lançou a Campanha "Seja Responsável", com o objetivo de reduzir as ausências nas consultas médicas especializadas e exames oferecidos pelo Estado nos AMEs e Hospitais Estaduais, e também as ausências nas consultas médicas e de demais profissionais nas Unidades de Saúde.

Cajati recebe centenas de vagas todos os meses para agendamentos de especialidades, como cardiologia, neurologia, oftalmologia, entre outras, bem como exames especiais, como endoscopias, ressonâncias e tomografias, entre outros. Infelizmente, a lista de espera para essas vagas pode se estender por mais de um ano, e lamentavelmente, as faltas para essas consultas têm aumentado consideravelmente.

As faltas, além de privar outros pacientes que estão necessitando, resultam em prejuízos para o sistema, que gasta recursos significativos na contratação de médicos e realização de exames. Isso também afeta negativamente o SUS e os recursos públicos, e à medida que as faltas aumentam, o Estado reduz a quantidade de vagas disponíveis para o município, aumentando ainda mais o tempo de espera.

Portanto, ao divulgar as informações sobre essas ausências e conscientizar a população, a Secretaria de Saúde busca diminuir o número de faltas e garantir um número adequado de vagas para atender à população do município. Além disso, é preocupante notar que nas próprias Unidades de Saúde, o índice de faltosos para as consultas supera os 20% das consultas oferecidas a cada mês.

"Seja Responsável" com a sua saúde: após confirmar sua consulta, compareça! E caso não seja possível o comparecimento comunique seu agente de saúde ou sua Unidade de Saúde em até 72h com suas devidas justificativas. Contribua para ajudar a comunidade e o município a reduzir esse índice preocupante.