Desenvolvimento de Assistência Social - Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023

Cajati realiza Eleição para Conselheiros Tutelares do Município

Foram 1492 votos distribuídos em 4 escolas do município, 5 candidatos eleitos e 6 suplentes

Cajati realiza Eleição para Conselheiros Tutelares do Município

A Prefeitura de Cajati, por meio da Comissão Especial Eleitoral e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAC), realizou no município, no último domingo, 1º de outubro de 2023, a Eleição para Conselheiro Tutelar-Gestão de 2024 a 2028.
Quatro escolas municipais foram designados para as votações: EM Shirlei Bueno –Barra do Azeite, EM do Capitão Bráz, EM Reino Encantado- Centro e EM Francisco José- Vila Antunes.
O processo eleitoral contou com o apoio de funcionários efetivos, colaboradores e ocupantes de cargos em comissão da Prefeitura de Cajati. Os portões foram abertos pontualmente às 8h e o fechamento às 17h.
No total, foram 1492 munícipes nas urnas eletrônicas escolherem os seus candidatos a conselheiros tutelares.
O sistema de votação ocorreu por meio da listagem da população votante e fornecida pelo Cartório Eleitoral. Os eleitores precisaram apresentar um documento de identificação oficial, além do título eleitoral, e assinar a lista de votantes.
Todo o processo foi acompanhado e apoiado pelo Tribunal Regional Eleitoral,  representado pelo chefe do Cartório Eleitoral de Jacupiranga, Reginaldo Giovani Vieira e o  técnico judiciário, Antônio Marcos Alves, e do Ministério Público de Jacupiranga, a promotora de Justiça,Ana Lúcia Sayuri Watanabe, e Auxiliar da Promotoria, Adelar de Lima Costa, que também contou com apoio do efetivo do pelotão do município de Cajati, cabos Ivan Serrão Ribeiro e Fernando Silva de Medeiros, que visitaram todos os colégios eleitorais para acompanhar e verificar se tudo estava em conformidade com a legalidade.
Durante a  apuração dos votos, todas as urnas foram levadas para a Escola Reino Encantado, onde permaneceram nas dependências da escola. Os candidatos à eleição ou seus representantes indicados também estavam presentes. A apuração teve início às 17h30min, e contou com presença do representante do Ministério Público, Adelar de Lima Costa, onde contou com a leitura dos boletins das urnas pelos mesários, totalizando 1492 votos.

Os resultados foram os seguintes:
1º - HEBERT FRANCIS RODRIGUES, com 406 votos.
2º - ELI NOVAES GUILHERME, com 341 votos.
3º - DALETE ALANA REIS VOIGT, com 152 votos.
4º - RAISSA CAROLINE PEDROS, com 126 votos.
5º - PRISCILA DE CASTRO OLIVEIRA, com 107 votos.

Como candidatos suplentes, foram eleitos:
1º - LINCON CARVALHO, com 94 votos.
2º - GERUSA BANE NUNES, com 79 votos.
3º - EDILEIDE MIGUEL PEREIRA, com 56 votos.
4º - LILIANE DE PONTES SOUZA, com 55 votos.
5º - MIRIAN CRISTINA VIEIRA RIBEIRO com 44 votos.
6º - GABRIELLY CRISTHINY MACHADO, com 32 votos.

Com isso, a eleição dos Conselheiros Tutelares foi encerrada.

E ainda, de acordo com o Edital Nº 001/2023 - CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DE CONSELHEIROS TUTELARES GESTÃO 2024/2028, no Art. 55, o CMDCA oferecerá um curso de capacitação inicial para os conselheiros tutelares titulares e suplentes, sendo a participação com um mínimo de 75% como requisito indispensável para a posse.
Além disso, de acordo com o Art. 56, os 10 (dez) candidatos mais votados deverão se submeter a um exame toxicológico custeado pelo município. Caso o resultado seja positivo, ficarão impedidos de tomar posse, perdendo a vaga.
Após a apuração e a verificação dos resultados, os números finais serão registrados e encaminhados ao Ministério Público - SP.

ÁLBUM COMPLETO: https://tinyurl.com/34kyb7n3