Saúde - Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023

Secretaria de Saúde realiza atividades alusivas à Campanha Setembro Amarelo 2023

Durante todo o mês nas unidades de saúde e no CAPS Dom Quixote realizaram ações de conscientização e prevenção ao suicídio

#setembroamarelo  Setembro Amarelo é o mês da Campanha de Valorização a Vida e Prevenção ao Suicídio, e com o tema: "Falar é sempre a melhor solução", foram desenvolvidas ações pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajati, através do Centro de Atenção Psicossocial Dom Quixote CAPS I Cajati e da Atenção Básica, com o objetivo de levar conhecimento à população, para que todos possam ajudar a evitar o suicídio.

Dia 15/09, às 13h foi realizada uma Palestra sobre o tema na unidade de Estratégia de Saúde da Família(ESF), no bairro Parafuso.

No dia 20/09, às 8h, os servidores do posto de saúde do bairro Bico do Pato e os alunos do curso técnico de enfermagem realizaram a Caminhada pela Vida, e durante o trajeto percorrido do posto de saúde Bico do Pato até a praça Vereador Antônio Ribeiro da Cunha, os participantes distribuíram alegria e abraços para os munícipes que estavam nas ruas. No destino final, os profissionais da saúde e os alunos puderam desfrutar de uma aula de exercícios físicos com o professor Patrick Coriliano dos Santos, que faz parte da Projeto Academia da Saúde.

Também foi realizado um momento de descontração e alegria na ESF VIla Muniz, através da Dança Circular. E no dia 27/09, aconteceu a Caminhada com entrega de panfletos informativos sobre o Setembro Amarelo e a exposição de materiais do CAPS Dom Quixote, na Praça Vereador Antônio Ribeiro da Cunha. No local também teve muita animação, com danças e apresentações em geral.

No dia 29/09, a Secretaria de Saúde participou da Caminhada  e  a entrega de Cordões de Girassol, emm conjunto com a APAE. Em seguida, o CAPS Dom Quixote realizou uma exposição dos seus trabalhos na empresa Suero.

CAPS Dom Quixote- O Caps I Cajati  tem uma equipe de multiprofissionais capacitados que exercem as atividades visando o bem estar dos usuários através do acolhimento e atividades terapêuticas, como oficinas de música, artesanato, pedagogia, orientações de cuidadores e medicação assistida. Realiza também ações de grupos de acompanhamentos, como o de álcool e drogas-AD, o de psicológico e de enfermagem. Tudo com objetivo de potencializar os valores e dons de cada paciente, reforçando a importância do vínculo familiar e inserí-los novamente ao meio social.

Saiba Mais: Setembro Amarelo é uma campanha de  conscientização e prevenção sobre suicídio no Brasil. São mais de 13 mil suicídios registrados no país todos os anos e mais de um milhão no mundo. Destes casos, aproximadamente 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, sendo em 1º lugar a depressão, em 2º o transtorno bipolar e em 3º o abuso de substâncias.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos.

No Brasil, Centro de Valorização da Vida (CVV) que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. O CVV presta atendimento gratuito, voluntário e sob sigilo para quem quer e precisa conversar. Basta ligar para o 188 ou acessar o site www.cvv.org.br,  e clicar na opção “Quero Conversar”, no menu superior. Ali é possível escolher uma das opções disponíveis, como enviar e-mail ou pelo chat que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

É possível também obter mais informações sobre a Campanha Setembro Amarelo: www.setembroamarelo.com.

O CAPS fica localizado na rua Antártica, nº 276, Vila Antunes.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde.