Cultura - Quarta-feira, 19 de Julho de 2023

Teatro a Bordo estacionou em Cajati e emocionou a plateia com a peça "Caixola Brincante", na Praça Vereador Antônio Ribeiro da Cunha

Além do espetáculo teatral, a programação contou com atividades diversas com a temática do brincar, com o cortejo de chegança, oficinas de bonecas e atividades interativas

Teatro a Bordo estacionou em Cajati e emocionou a plateia com a peça

A Praça Vereador Antônio da Cunha foi palco de um espetáculo teatral Caixola Brincante, interpretado pelo Grupo Teatro a Bordo, no último domingo, dia 16 de julho, apresentado pelos artistas Cida Cunha, Dani Rosa, Daniel Meirelles, Diego Andrade e Leo Porto.

Durante 60 minutos a plateia se emocionou com o espetáculo que transportou o público ao universo das brincadeiras e manifestações populares, através de um enredo que se desenvolve a partir de uma trupe de artistas que resolve deixar fluir a sua criança interior. Utilizando bonecos, alegorias, músicas, danças e interação com o público, fazem um passeio de volta à infância, mergulhando nas suas lembranças, resgatando a alegria das brincadeiras e toda a magia e riqueza das tradições populares. “Foi muito bom o espetáculo, a gente voltou a ser criança”, disse o vice-prefeito Ronaldo Cantilio.

Além do espetáculo teatral, a programação contou com atividades diversas com a temática do brincar, como o Cortejo da Chegança pela cidade no sábado, dia 15 de julho e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante, onde o jogo teatral foi o propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes.

Durante o espetáculo, a Secretaria de Cultura e Turismo de Cajati instalou brinquedos e algodão na praça para o entretenimento da criançada. E o produtor, ator, artista visual e professor de artes da Escola Estadual Frutuoso de Moraes, Felipe Ferrimann  apresentou a performance chamada CRIA (ação), que traduz o processo criativo do artista, durante o aquecimento das Caixolas. A apresentação de Ferrimann antecedeu o espetáculo teatral do Caixola Brincante.

Estiveram presentes no espetáculo o vice-prefeito Ronaldo Cantilio, e sua esposa Josmari Paino, o presidente da Câmara Municipal de Cajati, Alexandre Pacheco, vereadora Rosângela Aparecida Rodrigues- Rosângela Rô, as secretárias municipais de Cultura e Turismo, Marta Sene e de Educação Maria Cláudia Brondani, o diretor de Cultura e Turismo, Roberto Rodrigues Neto e a  chefe da divisão de projetos culturais e turísticos, Flávia Augusto de Oliveira."

O roteiro da peça Caixola Brincante foi escrito por Cida Cunha e Edivaldo Costa, com direção de Luiz Mário Vicente. O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o apoio local da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cajati.
Sobre o Grupo: O Grupo Teatro a Bordo está na estrada há mais de 15 anos levando seus projetos de itinerância para cidades de todo o Brasil, chegando em 400 cidades, totalizando um público estimado em 600 mil pessoas.

Atuante no Vale do Ribeira há quase 10 anos, realiza apresentações gratuitas pelos bairros das cidades com seu caminhão-palco ou com seu ônibus-teatro, promovendo a democratização do acesso a espetáculos e atividades artísticas. Este ano já estiveram em Registro, Pariquera-Açú e Cananéia. “Nossos trabalhos têm característica itinerante, pois nosso teatro é sobre rodas e por isso conseguimos atuar em localidades mais distantes e o Vale do Ribeira mora no nosso coração. Temos um carinho especial pelas pessoas dessa região e sempre que podemos, trazemos nossos projetos para cá”, complementam Talita Berthi e Douglas Zanovelli, idealizadores e produtores do Teatro a Bordo, que atualmente estão com escritório de produção cultural em Registro.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o apoio local da Secretaria  de Cultura da Prefeitura Municial de Cajati.

Entre julho e outubro deste ano, o Grupo Teatro a Bordo vai apresentar seu novo espetáculo nas cidades Santos/SP, São Vicente/SP, Ubatuba/SP, Paraty/RJ, Itaguaí/RJ, São Paulo/SP, Três Fronteiras/SP, Goiânia/GO, Palmas/TO, Imperatriz/MA, São Luís/MA, Teresina/PI, Petrolina/PE, Lauro de Freitas/BA, Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP, Jundiaí/SP, Porto Alegre/RS, Tubarão/SC e Imbituba/SC.