Gabinete - Sexta-feira, 14 de Julho de 2023

Cajati recebe o prêmio "Municípios Resilientes" do Governo do Estado de São Paulo

A cidade recebeu o certificado pela Defesa Civil Estadual com a pontuação acima de 70 pontos

A Prefeitura de Cajati, por meio da Defesa Civil do Município, conquistou o certificado como “Município Resiliente”,durante o evento que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A premiação faz parte da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que avalia a maturidade da Administração Municipal na gestão de riscos e desastres naturais.
O evento contou com a representante de Cajati, a agente de Defesa Civil, Leonice Gonsalves,  que esteve no gabinete prefeito Luiz Koga para entregar o Certificado "Munícipio Resilientes" para o gestor municipal. "Cajati realizou ações que a pontuam como Município Resiliente, realizou simulados em barragens e  de abrigo, a limpeza de córregos e rio, bem como o desassoreamento do rio Jacupiranguinha, foram construídos muros de arrimo para as áreas de risco mais preocupantes do município,  reestruturou o aterro sanitário de acordo com as normas vigentes e promoveu diversas campanhas de conscientização ambiental", disse agente de Defesa Civil, Leonice Gonsalves.

O aterro sanitário  é uma forma ambientalmente correta de destinar os resíduos gerados pela população, uma obra de engenharia que foi projetada para reduzir os danos ambientais causados pelos resíduos, garantindo sua disposição final. Os agentes de defesa civil realizam capacitações e participam ativamente de todas as situações envolvendo riscos aos munícipes.
A campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que contemplou Cajati com o certificado de resiliência pela Defesa Civil Estadual, é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A gratificação é concedida a partir da aferição realizada com base nos indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do programa Município Verde Azul, que premiou o Município com 70 pontos. “O certificado é mais um reconhecimento para a nossa querida Cajati, fruto de um trabalho em conjunto com a equipe atuante das nossas secretarias, com as construções de obras e ações preventivas em nossa Cajati. Parabéns Cajati, vamos continuar trabalhando para melhorarmos muito mais", disse o prefeito Luiz Koga.
"Com as mudanças climáticas os governantes irão ser cada vez mais cobrados e nós já estamos adiantados", disse Leonice.

Saiba Mais O que são cidades resilientes? O termo foi criado em 2010, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou a campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes”. A ação ficou a cargo do Escritório das Nações Unidades para Redução do Risco de Desastres (UNISDR).

O programa foi criado em 2019 para estimular os municípios paulistas a adotar políticas e ações de redução de risco de desastre e ampliar o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos. Já o Programa Município VerdeAzul (PMVA) publica anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA.

Uma cidade resiliente é aquela que tem capacidade de resistir, absorver ou se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, seja ele qual for. Essas localidades conseguem vencer de maneira organizada esses desafios, minimizando as perdas humanas bem como evitando que o patrimônio seja destruído. O objetivo de MCR2030 é assegurar que as cidades estejam se tornando inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.
Veja relatório completo da premiação: https://tinyurl.com/2p8nzx62