Cultura - Quinta-feira, 13 de Julho de 2023

Teatro a Bordo estaciona em Cajati neste final de semana

O grupo Teatro a Bordo estaciona seu caminhão palco na praça Vereador Antônio Cunha Ribeiro com programação brincante e gratuita

Teatro a Bordo estaciona em Cajati neste final de semana

Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do novo espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que está iniciando uma turnê nacional e faz sua quarta apresentação neste final de semana, dias 15 e 16 de julho na cidade de Cajati, na praça Ver. Antônio Cunha Ribeiro, centro da cidade. Além do espetáculo teatral Caixola Brincante, a programação conta com atividades diversas com a temática do brincar.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o apoio local da Secretaria  de Cultura da Prefeitura de Cajati.Neste novo projeto, o público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes.

O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apresentado pelo Ministério da Cultura e está na estrada há mais de 15 anos levando seus projetos de itinerância para cidades de todo o Brasil, chegando em 400 cidades, totalizando um público estimado em 600mil pessoas.

Atuante no Vale do Ribeira há quase 10 anos, realiza apresentações gratuitas pelos bairros das cidades com seu caminhão-palco ou com seu ônibus-teatro, promovendo a democratização do acesso a espetáculos e atividades artísticas. Este ano já estiveram em Registro, Pariquera-Açú e Cananéia. “Nossos trabalhos têm característica itinerante, pois nosso teatro é sobre rodas e por isso conseguimos atuar em localidades mais distantes e o Vale do Ribeira mora no nosso coração. Temos um carinho especial pelas pessoas dessa região e sempre que podemos, trazemos nossos projetos para cá” complementam Talita Berthi e Douglas Zanovelli, idealizadores e produtores do Teatro a Bordo, que atualmente estão com escritório de produção cultural em Registro.

Confira a programação gratuita:
LOCAL: CAJATI/SP - PRAÇA VER. ANTÔNIO CUNHA RIBEIRO
DIA 15 DE JULHO – SÁBADO
13h: Cortejo de Chegança dos Artistas no centro da cidade
16h: Oficina de Criação de Bonecos “FITA, PAPEL, BONECOS”

DIA 16 DE JULHO – DOMINGO
15h– ATIVIDADES INTERATIVAS “AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS”
16h – TEATRO “CAIXOLA BRINCANTE”
17h - ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR”
Mais informações nas redes sociais do Grupo Teatro a Bordo: @teatroabordo

SINOPSES:

CORTEJO DE CHEGANÇA
Duração de 60min. Para todas as idades.
Assim como faz o circo, no dia anterior ao espetáculo, os artistas farão cortejos pelas ruas e praças da cidade divulgando o projeto e convidando o público para as apresentações, em abordagens interativas e brincantes, utilizando bonecos e muita música! Artistas locais serão convidados a integrar o cortejo e brincar com o público. Com Artistas Locais e Grupo Teatro a Bordo.

OFICINA DE CRIAÇÃO DE BONECOS “FITA, PAPEL E BONECOS”
Duração de 1h30min. Para crianças a partir de 6 anos de idade.
Alguns montes de jornal velho, um pouco de cola e vários metros de fita crepe. Essa é a nossa receita para dar vida a novos seres do nosso imaginário, do rascunho ao figurino, passo a passo, do lixo ao lúdico. Com Daniel Meirelles, do Bando Pero No Mucho.

AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS
Atividade Interativa. Duração de 30min. Para todas as idades.
O público será convidado a aquecer suas “caixolas” com movimentos corporais e sonoros, jogos de pergunta e resposta e muita diversão. Com o Grupo Teatro a Bordo.

BRINCAR EM TODO LUGAR
Atividade interativa. Duração de 60min. Para todas as idades.
O público será convidado a brincar e interagir com elementos brincantes da cultura popular brasileira, incentivando o movimento e o convívio social. O movimento é a primeira forma que o ser humano se expressa com o mundo e, na criança, esse movimento é vivenciado e comunicado a partir do brincar. Brincar é urgente e necessário, para todas as idades! Brincar é vida, é a vitalidade que equilibra o mundo! Com a coordenação de Fernanda Iannuzzi, do Quintal Tangará, e participação do Grupo Teatro a Bordo.

CAIXOLA BRINCANTE
Espetáculo teatral. Duração de 60min. Para todas as idades.
Caixola Brincante é um espetáculo que transporta o público ao universo das brincadeiras e manifestações populares, com um enredo que se desenvolve a partir de uma trupe de artistas que resolve deixar fluir a sua criança interior. Utilizando bonecos, alegorias, músicas, danças e interação com o público, fazem um passeio de volta à infância, mergulhando nas suas lembranças, resgatando a alegria das brincadeiras e toda a magia e riqueza das tradições populares. Texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa, Direção de Luiz Mário Vicente. Com Cida Cunha, Dani Rosa, Daniel Meirelles, Diego Andrade e Leo Porto. Realização Grupo Teatro a  Bordo.