.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Saúde - Quarta-feira, 05 de Julho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Vigilância Sanitária de Cajati analisa qualidade da água no Município

São realizadas quinzenalmente seis coletas de água em pontos de serviços públicos, comércios e em residências


A equipe da Vigilância Sanitária de Cajati, através do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), realiza quinzenalmente seis coletas de água para aferição de componentes como Cloro residual Livre e total, Coliformes totais, Fluoreto, PH e Turbidez, nas seguintes Estações de Tratamento de Agua (ETA): Poço Vila Deco, Barragem do Azeite, Centro e também em pontos de serviços públicos, comércios e em residências.


O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente: Anexo XX da Portaria de Consolidação n° 5/2017, do Ministério da Saúde (PRC n° 05/2017, Anexo XX), como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

 As ações do VIGIAGUA são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais e pelo Ministério da Saúde.
O Sisagua é um instrumento do VIGIAGUA que tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor saúde (Vigilância) e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água (Controle) e da geração de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano.

O contato da A Vigilância Sanitária é (13) 3854-2214, ou através de um protocolo via https://cajati.1doc.com.br/atendimento, para sugestões de lugares ou interesses de análise da sua água residencial. E para acesso completo da Diretriz Nacional do Plano de amostragem do Vigiagua acesse:  https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretriz_nacional_plano_amostragem_agua.pdf

426 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.