Educação - Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Cajati realiza o 1º Simpósio da Acessibilidade no Dia Internacional da Síndrome de Down

Representantes de diversos segmentos participaram com iniciativas em favor da acessibilidade e inclusão no Município

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 21 de março o "1º Simpósio da Acessibilidade", no auditório do Departamento de Educação e Cultura de Cajati, com a participação dos integrantes da  Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), que realizaram uma apresentação de dança da música "Ser Feliz".
Depois no plenário foram apresentados pelos representantes de diversos segmentos de iniciativas em favor da acessibilidade e inclusão no Município, no âmbito da Educação, Saúde, Direitos e Deveres e o início da inclusão social.

Tais como: A Inclusão na Educação, com o professor itinerante e presidente da Câmara Alexandre Pacheco, A trajetoria da história, o direito e o dever das pessoas especiais, pela procuradora jurídica doutora Caroline Salvador, Apresentação geral da estrutura, serviços e profissionais da APAE, com o presidente da instituição Cajati, Gilberto Carvalho, Obras de acessibilidades feitas em Cajati pelo diretor do Planejamento Urbano da Prefeitura de Cajati, Jaison Sangaletti e o o agente de trânsito Gustavo Ferreira Alcides, e a diretora de departamento de Educação e Cultura homenageou o ex aluno especial, Vanderlei Paulino.

O cerimonialista do Simpósio Zenilson Oliveira conduziu toda a programação, que contou com a presença do vice-prefeito Ronaldo Cantilio, dos diretores dos departamentos da Prefeitura de Cajati, coordenador do Polo de Empregabilidade do Instituto Jô Clemente, Samir Deiroz Saleh, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condefi) de Cajati, Valdir Rohweder, a procuradora jurídica doutora Caroline Salvador, presidente da APAE Cajati, Gilberto Carvalho, diretora institucional da APAE, Geziele de Mattos juntamente com toda equipe da APAE, o professor itinerante e presidente da Câmara Municipal Alexandre Pacheco, os vereadores Adenise Pedroso, Sidinei Aparecido Ribeiro e o organizador Waltinho Romualdo, o pároco Thiago Roberto Leon Ouriques, pastor José Cavalcante, a coordenadora do Abrigo Jesus Esperança e Vida, Marli Aparecida de Oliveira Franco e sua equipe, a coordenadora de relacionamento institucional, Jane Santana, a repórter da TV Tribuna, Dione Aguiar e o cinegrafista Rinaldo marcaram sua presença.

Confira o álbum completo: https://www.cajati.sp.gov.br/album-de-fotos/foto/122/1-simposio-da-acessibilidade-/