.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 03 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Mais Pecuária Brasil realiza inseminação em vacas no Município

O programa consiste em proporcionar o melhoramento genético dos bovinos, que resulta em qualidade de rebanho, melhor produtividade e renda que beneficiam os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local.


O Programa Mais Pecuária Brasil realizou na última quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a inseminação de 11 animais no Sítio Ribeirão do Antunes, no bairro Jardim Hold, propriedade do José Aparecido Chaves, e na Chácara do Aurélio, do Maikon Aurélio de Paula, no bairro Vila Vitória, em Cajati, através de convênio firmado no ano passado com a CONAFER- Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais e em parceria com a administração municipal.

O programa consiste em proporcionar o melhoramento genético dos bovinos, que resulta em qualidade de  rebanho, melhor produtividade e renda que beneficiam os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local, sendo as opções de inseminação,  tanto para animais de corte, como para produção de leite.

Para os produtores,  não há custo nenhum, cabendo apenas o enquadramento nas exigências mínimas para poderem participar: os animais devem estar em dia com as vacinações e saudáveis, além de uma estrutura mínima e instalações adequadas para realizarem os procedimentos, como qualidade de pastagem e acessibilidade.

A CONAFER, disponibiliza o técnico veterinário,  material genético (sêmen), e os hormônios utilizados nos protocolos de inseminação.  Não havendo nenhum custo para produtor e a administração Municipal,  apenas o acompanhamento dos técnicos responsáveis do Departamento de Desenvolvimento Econômico, o engenheiro agrônomo Fabiano Milton de Sousa e a engenheira Larissa Ribeiro de Oliveira, que acompanham os procedimentos e selecionam os produtores de Cajati que irão participar do projeto.

O processo de inseminação se inicia com o exame de ultrassom para verificar se os animais estão em condições para serem inseminados, e a colocação de um implante. Oito dias depois, ocorre a aplicação dos hormônios para favorecer o cio das vacas,  e após o intervalo de três dias é realizada a inseminação. E, após 60 dias, o técnico veterinário retorna para verificar se houve a fertilização dos animais. 

O Programa Mais Pecuária Brasil foi lançado em agosto de 2022, em parceria com a Prefeitura de Cajati e a CONAFER, tem duração de 4 anos e disponibiliza materiais genéticos de diversas raças de bovinos, tanto da atividade de corte, como leiteira, atuando em rebanhos de agricultores familiares e criadores locais. 

O próximo passo é incluir mais produtores e realizar novos ciclos de inseminação. Os pequenos produtores são prioridades no atendimento do programa.


#maispecuariabrasilcajati

1054 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.