Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cajati, domingo, 25 de setembro de 2022 Telefone (13) 3854-8700

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Sáb
24/09
Predomínio de Sol
Máx 19 °C
Min 15 °C
Índice UV
10.0
Domi
25/09
Chuvas Isoladas
Máx 22 °C
Min 16 °C
Índice UV
10.0
Segu
26/09
Chuva
Máx 21 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Terç
27/09
Chuva
Máx 24 °C
Min 22 °C
Índice UV
10.0

Saúde - Quinta-feira, 28 de Julho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Departamento de Saúde realiza palestra sobre Hepatites Virais com servidores do município

Durante o encontro foi enfatizado a importância oferecer o Teste Rápido e os protocolos de atendimentos preventivos contra a doença viral em Cajati


Departamento de Saúde realiza palestra sobre Hepatites Virais com servidores do município

Nesta quinta-feira 28 de julho é o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais e durante todo o mês aconteceu em Cajati a Campanha "Julho Amarelo", e para celebrar a temática, a  Vigilância em Saúde da Prefeitura de Cajati realizou ontem (27/7), a palestra "Hepatites Virais- Repensando a Prática", com o objetivo de reforçar as  informações e as ações de vigilância, prevenção e controle da doença nas unidades de atendimento à saúde de Cajati.


O Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais, através da Lei federal nº 13.802, de 10/01/2019, a campanha foi idealizada pelo Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais- MBHV e pela Sociedade Brasileira de Hepatologia-SBH em 2015. A cor  amarela destacada na campanha está ligada a um dos sintomas característicos da doença (pele e os olhos amarelados). 


O médico infectologista da Vigilância Epidemiológica Ricardo Rockenbach e a enfermeira do Núcleo de Gestão e Trabalho e Educação Permanente Francis Rita Beltrame foram os palestrantes do encontro que reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem das equipes da saúde da família, técnicos da Vigilância Sanitaria e Epidemiológica no auditório do Tiro de Guerra, no centro de Cajati.


O médico infectologista abordou "Protocolo Clínico" e o "Fluxograma do atendimento ambulatorial", e a enfermeira Francis falou sobre os "Aspectos Éticos e Técnicos da Testagem e a Estrutura da Rede de Saúde para Teste Rápido". Já a diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Cajati,  Ezeiza Barbosa Stockler e o chefe da Vigilância em Saúde de Cajati, Thiago José Pedroso mostraram o quadro geral e atual da patologia infecciosa no município, tais como quantitativos, exames, números de munícipes que estão doentes ou que já foram curados, atendimentos em geral e todo mecanismo de ação no combate as hepatites virais. "Durante o nosso encontro reforçamos a importância de oferecer à população o teste rápido,  e destacamos também que a criança recém nascida, ou seja, já em suas primeiras 24 à 72 horas de vida, recebe a primeira dose de vacina contra hepatite B", informa Ezeiza. 


O chefe da Vigilância em Saúde também compartilhou com os colegas o trabalho preventivo e de conscientização que foi realizado durante o mês em estabelecimentos de estética e beleza do município. "Durante as visitas orientamos a população e oferecemos a vacinação contra hepatite B para aqueles que estavam com a carteira atrasada", explica Thiago.
Saiba mais: A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser decorrente de diversas causas, sendo por meio da infecção por vírus, pelo uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, doenças metabólicas ou doenças genéticas. Alguns dos sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


As hepatites virais, são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. O SUS oferece diagnóstico e tratamento gratuito para todos os tipos de hepatites virais, sendo mais comuns do tipo A, B e C.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/09/2022

Portal atualizado em: 23/09/2022 22:02:55

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.