.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento de Assistência Social - Segunda-feira, 04 de Abril de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Famílias do Programa Criança Feliz participam de palestra sobre a importância do Brincar e Cuidar

Com intuito de estimular o desenvolvimento infantil, a pedagoga Adriana Caetano apresentou diversas dicas de brincadeiras, por meio de atividades simples e com objetos que todos possuem em casa.


A palestra com o tema “A importância do Brincar e Cuidar para o Desenvolvimento Infantil”, ministrada pela pedagoga e professora especialista na área de Transtorno do Espectro Autista em Cajati, Adriana Caetano, foi realizada no dia 25 de março para as famílias do Programa Criança Feliz –PCF, no Fundo Social de Solidariedade de Cajati.


A palestra foi uma iniciativa do PCF, através de uma parceria entre o Departamento de Educação e Cultura e o Fundo Social de Solidariedade de Cajati.  Segundo a supervisora do PCF, Claudia Aparecida da Silva Souza, a Primeira Infância é o período de maior aprendizado, sendo este compreendido de 0 a 6 anos. “Estudos científicos como base na Neurociência mostra que é neste período que ocorre a plasticidade do cérebro, ou seja, é a fase de maior abertura e absorção para se aprender coisas novas, então tanto os estímulos quanto sua ausência irão impactar inclusive na estrutura do cérebro, fazendo a diferença no desenvolvimento ao longo de toda vida, por isso é preciso que compreendamos que brincar é coisa séria!”, enfatiza a supervisora.


O que é mais importante Brincar ou Cuidar? A palestrante respondeu que Cuidar e Brincar andam juntos. Brincar com a criança durante os cuidados diários como, na hora da alimentação, na hora do banho, na troca de roupa, assim e por meio das interações e brincadeiras estimulam o aprendizado e estreitam os vínculos. “As famílias se mostraram bem interessadas pelo tema do encontro e entenderam o que estava sendo apresentado, e eu levei alguns materiais práticos para conseguir demonstrar a intencionalidade de cada tipo de estimulação, e no que essa estimulação reflete no desenvolvimento da criança e então ficou mais fácil para elas fazerem essa comparação”, disse a pedagoga disse Adriana Caetano.


A palestrante explanou que as crianças dos dias atuais são ativas, questionadoras, participativas e precisam ser ouvidas, respeitadas e amadas, para que elas se sintam seguras com um adulto de confiança e assim se desenvolvam plenamente. E com o intuito de ensinar como estimular o desenvolvimento infantil, ela apresentou diversas dicas de brincadeiras, com objetos que todos possuem em casa e por meio de atividades simples, que são importantes para o desenvolvimento sensorial (tato, visão, audição, olfato e paladar), motor (mexer, correr, se equilibrar e etc.), afetivo (sentir, dar atenção e sorrir), e cognitivo (pensar, observar, interagir e etc.). “Quando uma criança pega uma bolinha e arremessa dentro de um balde, ela está trabalhando a parte motora. Quando ela brinca de esconde-esconde com o paninho, ela está trabalhando a afetividade. A questão da socialização com o adulto por meio de vínculo, de convivência e de brincar, constrói uma relação de confiança. E é isto que nós queremos que a criança sinta, que ela tenha um adulto de confiança e vínculo afetivo forte. E que o adulto entenda que é possível realizar as brincadeiras, mesmo dentro de uma rotina de casa cheia, acelerada e mediante a atividades simples”, disse a pedagoga Adriana Caetano.
“E para simplificar os impactos positivos que este acompanhamento proporcionam as crianças participantes: "Investir, acompanhar, vivenciar com qualidade a Primeira Infância é construir um ser humano de forma Global", finaliza Adriana Caetano de Oliveira.


Sobre o Programa Criança Feliz – PCF: O PCF se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações intersetoriais com as políticas de Assistência social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos que visam unir esforços das diferentes políticas para gerar o bem-estar das gestantes e crianças acompanhadas, e ainda viabilizar o acesso às políticas públicas das demandas identificadas nos núcleos familiares.
A equipe do Programa Criança Feliz é composta pela supervisora Claudia Aparecida da Silva Souza e pelas visitadoras Andreia Pereira da Silva, Iris Milene Albrs Montezano, Joice dos Reis Galvan e Gislene Carneiro Alves.

1083 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.