Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cajati, domingo, 25 de setembro de 2022 Telefone (13) 3854-8700

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Sáb
24/09
Predomínio de Sol
Máx 19 °C
Min 15 °C
Índice UV
10.0
Domi
25/09
Chuvas Isoladas
Máx 22 °C
Min 16 °C
Índice UV
10.0
Segu
26/09
Chuva
Máx 21 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Terç
27/09
Chuva
Máx 24 °C
Min 22 °C
Índice UV
10.0

Planejamento Urbano - Terça-feira, 22 de Março de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Água da Sabesp que chega às torneiras no Vale do Ribeira passa diariamente por rígido controle de qualidade

Atualmente são 1.600 coletas/amostras e 16.000 análises de controle de qualidade realizadas mensalmente, em 60 Poços e Estações de Tratamento de Água


Água da Sabesp que chega às torneiras no Vale do Ribeira passa diariamente por rígido controle de qualidade

Nesta terça-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do uso sustentável desse recurso para o planeta.

No Vale do Ribeira, atualmente são 1.600 coletas/amostras e 16.000 análises de controle de qualidade realizadas mensalmente, em 60 sistemas (Poços e Estações de Tratamento de Água – ETAs) de água tratada e bruta. A automação e o controle de qualidade são essenciais para o melhor funcionamento do processo de tratamento.

Ao final do ano, o Controle de Qualidade da Sabesp totaliza cerca de 180 mil ensaios. De uma amostra é possível realizar de oito a dez análises. Para saber se a água está dentro dos padrões de potabilidade para consumo humano, são analisados: cor, turbidez, pH, condutividade, temperatura, cloro, flúor e bacteriologia, seguindo os padrões da legislação de órgãos fiscalizadores e do Ministério da Saúde. Hoje, o desempenho da Sabesp é superior ao que é determinado pela legislação.

O processo de controle de qualidade consiste na coleta diária em pontos pré-estabelecidos e alternados, para buscar a melhor representatividade da água, e amostras para análise laboratorial e manutenção dos padrões legais.   

Também é desenvolvida rotina semelhante para o controle da qualidade nas 53 ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e dos corpos d'água. O processo de tratamento de esgoto igualmente é submetido a um controle de qualidade e monitoramento mensal, o que permite avaliar a eficiência das atuais 53 ETEs da região de forma a garantir a boa qualidade dos efluentes lançados em rios e córregos. Hoje, a Sabesp está monitorando o esgoto além do que determina a lei.

Para garantir a qualidade das análises, entre 2020 e 2021, a Sabesp fez investimentos na região do Vale do Ribeira para aquisição de novos equipamentos laboratoriais como multiparametro, reatores, turbidimetros, incubadoras e câmaras de refrigeração, além de capacitar continuamente as equipes de gestão e técnica e possuir certificação do INMETRO – ISO 17025.

“Nossos mananciais não são poluídos e a captação é de água corrente, ou seja, a água bruta tem boa qualidade para o tratamento. As Estações de Tratamento de Água produzem e nós garantimos a qualidade até a caixa UMA. Nós controlamos a qualidade da água não só nas estações, mas nas redes também. A água produzida na ETA vai para os reservatórios, de lá para as redes, ramais, casas, comércios, escolas, hospitais etc. A mesma água, isto é um grande exemplo de inclusão e diversidade” afirmou o gerente da Divisão de Controle Sanitário da Sabesp, Nelson Colombo Junior.

É importante destacar que a qualidade da água ofertada e o tratamento de esgoto nos 23 municípios operados pela Sabesp no Vale do Ribeira contribuíram efetivamente na redução dos índices de mortalidade infantil nas cidades da região.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/09/2022

Portal atualizado em: 23/09/2022 22:02:55

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.