Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 14 de Março de 2022

Prefeitura de Cajati renova parceria com o Senai e novos cursos serão realizados no município

As inscrições para os cursos começam ainda no primeiro semestre de 2022

O prefeito Luiz Henrique Koga recebeu em seu gabinete o diretor Escola Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Registro, Daniel Divino Rodrigues da Silva, coordenadora de relacionamento com a indústria, Lucia Ferreira Fernandes e o coordenador de atividades técnicas, Marcio Antônio Barbosa para assinar a renovação do convênio para a realização de novos cursos com certificados de qualificação profissional que serão oferecidos no município, tais como:

Caldeireiro Industrial- Executar processos de caldeiraria, instalação e manutenção de tubulações industriais, considerando procedimentos e normas técnicas da qualidade, de segurança, saúde e meio ambiente.

Soldador ao Arco Elétrico -Eletrodo Revestido tem por objetivo o desenvolvimento de competências para cortar, preparar material, soldar pelo processo eletrodo revestido e controlar a qualidade do cordão de solda, nas posições plana, horizontal e vertical, para confecção e recuperação de equipamentos, máquinas, estruturas metálicas e ferramentas, utilizando materiais em aço carbono, montando e preparando o equipamento de soldagem e seguindo legislação pertinente, procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de preservação ambiental, de saúde e segurança.

Mecânico de Motor Ciclo Diesel– O curso tem por objetivo o desenvolvimento de competências para realizar manutenção em Motor Ciclo Diesel utilizando ferramentas e seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

Padeiro e Confeiteiro- O curso prepara o profissional para as demandas do mercado de trabalho, qualificando o aluno para confeccionar e acondicionar produtos básicos de padaria e de confeitaria, levando em consideração as normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.

Durante a reunião a chefe da Divisão do Desenvolvimento Sustentável, Kathleen Chaves explanou que os cursos escolhidos foram previamente consultados de acordo com as necessidades das empresas de Cajati e a possibilidade de inserção posteriormente desses profissionais como funcionários dessas empresas. Outra proposta levantada pela Kathleen que teve êxito foi a disponibilização de cursos de reciclagens do Senai para os servidores municipais, que foi foi aprovada imediatamente pelo prefeito Koga e também pela diretoria do SENAI presente nesta reunião.

O Departamento do Desenvolvimento Econômico está trabalhando ativamente para o crescimento profissional dos munícipes de Cajati e tem o apoio direto do prefeito Luiz Henrique Koga.