.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Saúde - Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cajati realiza a castração de 187 cães e gatos no município

A expectativa é de castrar 1200 em machos e fêmeas caninos e felinos nas próximas cirurgias que serão realizadas em março e maio deste ano


Cento e oitenta e sete caninos e felinos foram castrados e medicados nesta terça-feira, 18 de janeiro no ônibus estacionado no Centro de Eventos no bairro Bico do Pato, durante o atendimento que ocorreu das 8 às 17h.

“Eu achei a campanha de castração de grande utilidade para o nosso município e o respeito aos animais e realmente a prefeitura tem que se preocupar porque eles fazem parte da sociedade e não dá pra deixá-los de fora. É muito importante dar uma qualidade de vida e saúde para os animais”, disse o prefeito Luiz Henrique Koga.

No total foram 20 profissionais, entre eles cinco veterinários que atuaram no centro cirúrgico, atendendo juntamente com UTI móvel em prontidão para dar toda a assistência ao animais. “Se tivermos uma intercorrência e o animal precisar ficar internado, transportamos na UTI móvel de emergência para uma clínica de apoio com o atendimento necessário”, gerente e diretor administrativo da PetiMogi, Carlos Alberto Di Martini 

A expectativa é de castrar 1200 em machos e fêmeas caninos e felinos, as próximas cirurgias provavelmente serão realizadas nos próximos meses de março e maio. 

“Nós temos um procedimento, se o animal chegar fraquinho e sem condições de ser castrado, os veterinários aplicam vitaminas e soros nas veias e depois dispensado para um novo agendamento. E cada animal sai da cirurgia com uma tatuagem na orelha para identificar que já foi castrado”, disse gerente e diretor administrativo da PetiMogi, Carlos Alberto Di Martini 

O Departamento da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Cajati informará as datas e prazos para as inscrições das próximas campanhas de castração. Os interessados que queiram cadastrar seu animal para as próximas campanhas de castração, devem procurar a Vigilância em Saúde, das 8h30 às 16h30, , que está localizada na rua Escolástica de Pontes Lima, nº 274, no bairro do Bico do Pato.

Serão priorizados os responsáveis pelos cães e gastos que comprovem baixa renda, os beneficiados pelo programa Bolsa Família e com apresentação obrigatória do Número de Identificação Social (NIS). 

Caso o número de inscritos não atinja público limite, a Vigilância em Saúde abrirá as vagas para os demais munícipes. “Precisamos conscientizar cada vez mais a população que a castração melhora a qualidade de vida do animal. E o animal saudável brinca mais, é feliz e vive mais”, disse o coordenador responsável pela organização e execução da campanha, Josias Dimartini.

Conheça os benefícios e a importância da castração, que é um ato de amor!:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;

2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;

3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;

4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;

5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;

6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);

7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;

8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

 

831 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.