Serviços Municipais - Quarta-feira, 29 de Dezembro de 2021

Prefeitura de Cajati pede que a população mantenha a cidade limpa

Serviços Municipais realizou limpeza na estrada do Guaraú no início de dezembro, mas a população voltou a despejar lixo no mesmo local

Prefeitura de Cajati pede que a população mantenha a cidade limpa

O Departamento de Serviços Municipais da Prefeitura de Cajati realizou o serviço de limpeza e manutenção na estrada do bairro do Guaraú no início do mês de dezembro. Mas infelizmente a população voltou a despejar lixo no local e a administração municipal pede a colaboração da população para manter as estradas rurais e urbanas limpas.

A Prefeitura de Cajati adotou as medidas preventivas para os lixos serem descartados em locais adequados e de uma forma correta e instalou no município 30 conjuntos de tambores para a separação de materiais recicláveis, divididos em papel, plástico, metal e vidro e também realiza a coleta seletiva nos bairros.

Os kits de tambores estão instalados na Barra do Azeite, Bico do Pato, Capitão Brás, Centro, CDHU, Inhunguvira, Jacupiranguinha, Jardim Ana Maria, Jardim Cardoso de Freitas, Parafuso, Vila Antunes, Vila Costão, Vila Costão, Vila Muniz, Vila Tatu, Vila Vitória.

A Campanha da Reciclagem A Cajatrupe, composta pelos personagens Tonelo, Peto, Potêncio, Mínio, Celo e a Pilhada foi criada para incentivar adultos e crianças a separar o material reciclável e conscientizar sobre a importância da ação para o meio ambiente e para as futuras gerações.

Confira os horários das coletas dos lixos comuns e recicláveis e todas as informações sobre os descartes de lixos, entulhos e materiais recicláveis.

Conheça A Cajatrupe-

O Tonelo é o líder da turma, acolhedor e responsável por ser o receptor dos lixos. Ele gosta de tudo bem separado.

O Peto é o representante dos plásticos. Ele está nas garrafas de água mineral, em embalagens de refrigerantes, tampas, potes de alimentos, utilidades domésticas, sacos plásticos, baldes, PVC e nos engradados de bebidas.

O Potêncio representa os vidros. Mesmo com cara de durão, ele sempre tem uma maneira de apoiar os amigos. É versátil e pode ser encontrado em tampas, potes, garrafas de bebidas, copos, frascos de remédios e embalagens. Alguns exemplares do Potêncio não podem ser reciclados, como espelhos, louças, cerâmicas e óculos.

Mínio é o homem lata, com personalidade forte e coração de ouro. Pode ser encontrado em latas e tampas de bebidas e conservas, pregos, parafusos, arames e panelas. O Mínio pode ser confundido com materiais que não são recicláveis, como clipes e grampos, palhas de aço e latas de tinta, verniz, solventes e inseticidas. O último a ser apresentado é o Celo, um pouco distraído, mas criativo e gosta de dar novas ideias. Ele está bastante presente no dia a dia de muitas pessoas, como nos envelopes, cartazes, livros, jornais, cadernos, revistas, panfletos e papelão. Há Celos que não são recicláveis, como papel higiênico, etiquetas adesivas, guardanapos e lenços usados, fita crepe e ponta de cigarro.

A diferença dos tipos de lixos e como separá-los

Lixo orgânico: é o resto de produtos provenientes de animais ou vegetais, como verduras, frutas e outros alimentos. Esse tipo de lixo é comum na rotina alimentar, por isso, o volume também é alto. É importante lembrar que ele não deve ser misturado com outros, como o reciclável (inorgânico), para evitar a proliferação de bactérias e fungos, assim como auxiliar no processo de separação dos recicláveis.

Vidro reciclável: garrafas, potes de conservas, frascos (de perfumes e alimentos) e utensílios de cozinha (copo, prato, pirex, fôrma e taça). O vidro tem um tempo de duração indeterminado.

Vidro não reciclável: eletrodomésticos (televisão, micro-ondas, forno), janelas, portas e box, espelhos, óculos e vidros automotivos (carros, motos e caminhões).

Plástico reciclável: copos, potes, tampas e frascos de produtos, embalagens PET (de bebidas, óleos e vinagres), PVC (canos e tubos), sacolas e sacos plásticos. O tempo de duração do plástico é de cerca de 40 anos.

Plástico não reciclável: cabo de panelas, espumas, embalagens metalizadas (de biscoitos, café, suco e salgadinhos), acrílico e eletrodomésticos.

Metal reciclável: latas e tampas (de bebidas e conservas), pregos, parafusos, arames, ferragens, panela sem cabo e ferramentas. O metal tem duração de cerca de 100 anos.

Metal não reciclável: clipes, grampos, esponjas e palhas de aço, aerossóis, latas de tinta, verniz, solventes e inseticidas.

Papel reciclável: envelopes, cartões, cartolina, cartazes, livros, cadernos, jornais, revistas, panfletos, materiais impressos, papelão e sulfite.

Papel não reciclável: papel higiênico, etiqueta adesiva, guardanapos e lenços usados, fita crepe e ponta de cigarro.

Observações:

- Separe os materiais recicláveis em sacolas plásticas ou caixas de papelão.

- Não deixe restos de comida ou líquidos nos recipientes. Passar uma água já é suficiente.

- Fraldas e papel higiênico usados, nem pensar. Pense em seu colega ser humano.

- Coleta seletiva não é bota fora. Destine somente o indicado – entulhos devem ter outra destinação.

- Sua pequena ação é uma grande contribuição à sustentabilidade.