.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Divisão de Desenvolvimento sustentável de Cajati visita projeto de cultivo da Pitaia na Barra do Turvo

Com o objetivo de buscar novas opções de renda para os produtores rurais do município


Divisão de Desenvolvimento sustentável de Cajati visita projeto de cultivo da Pitaia na Barra do Turvo

 

Na última quarta-feira, 8 de dezembro de 2021, o vice-prefeito Ronaldo de Oliveira Pinto e o engenheiro agrônomo da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Cajati, Fabiano Milton de Souza e o presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Cajati -AAGFAM, Claudimir Claro da Costa estiveram na Barra do Turvo para conhecer o viveiro, a produção de mudas e os projetos que estão sendo executados junto aos pequenos agricultores da Barra do Turvo nas culturas de pitaia, maracujá, café, entre outros.

“Foi muito interessante, produtiva a visita e um incentivo que a gente trouxe pra Cajati. Eles têm um trabalho bem avançado e estão dispostos a virem aqui darem palestras para nós. Agradecemos a atenção e a hospitalidade do prefeito Jeferson Luís Martins e toda sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, disse o vice-prefeito Ronaldo de Oliveira Pinto.

A comitiva de Cajati esteve presente no gabinete do prefeito da Barra do Turvo, doutor Jefferson Luis Martins, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Antônio de Moraes Neto e do responsável pelo setor de logística e comercialização, Miguel Santos Júnior. Depois o grupo de Cajati foi conhecer o viveiro municipal, onde são cultivadas as mudas de pitaia, café e algumas espécies de capins, que são fornecidas aos produtores que participam dos projetos. 

No viveiro, o vice-prefeito, o engenheiro agrônomo de Cajati e o presidente AAGFAM   tiveram a oportunidade de conhecer um dos responsáveis pela produção de mudas,  Ezequiel dos Santos e que, apesar de estar gozando de férias, fez questão de acompanhar a visita. Conheceram também o funcionário de campo Carlos Rodrigues- o ‘Carlinhos da Justina’, que atua como a principal ponte de ligação entre os agricultores e os técnicos da prefeitura da Barra do Turvo. 

Já o engenheiro agrônomo Mário Cavallari forneceu as informações relativas aos projetos e a produção de mudas, dando uma atenção especial a Pitaia. Depois da visita ao viveiro de mudas, o grupo foi conhecer uma propriedade no bairro Reginaldo, de um grande colaborador dos projetos e produtor rural, Otaciliano, onde foi possível ver o desenvolvimento das mudas de Pitaia no campo. “O resultado desta visita foi a obtenção de muitas informações que gerou um entusiasmo em expandir estes projetos junto aos pequenos produtores de Cajati. Vale destacar que o cultivo da Pitaia é uma cultura de grande valor agregado, ou seja, não necessita de grandes áreas de cultivo para se tornar rentável, porque além de permitir o consórcio com outras culturas, em especial o plantio de maracujá, gera maior renda por área e uma ótima opção para os pequenos agricultores de Cajati, além do que a prefeitura da Barra do Turvo se comprometeu em prestar auxílio com a transferência de tecnologia e fornecimento de mudas””, disse o engenheiro agrônomo Fabiano Milton de Sousa.

A visita organizada pelos engenheiros agrônomos da Barra do Turvo Mário Cavallari e Fabiano Milton de Sousa teve como objetivo firmar parcerias entre Cajati e Barra do Turvo. Dentre elas, a criação de peixes que é um interesse mútuo dos municípios, que vai colaborar para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, uma vez que Cajati já mantêm há mais de três anos um projeto de criação de Clarias gariepinus (bagre africano), em andamento junto à AAGFAM. O prefeito da Barra do Turvo confirmou que vai disponibilizar a equipe para apoiar a expansão do projeto junto aos produtores familiares de Cajati.

847 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.