Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021

Divisão de Desenvolvimento sustentável de Cajati visita projeto de cultivo da Pitaia na Barra do Turvo

Com o objetivo de buscar novas opções de renda para os produtores rurais do município

Na última quarta-feira, 8 de dezembro de 2021, o vice-prefeito Ronaldo de Oliveira Pinto e o engenheiro agrônomo da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Cajati, Fabiano Milton de Souza e o presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Cajati -AAGFAM, Claudimir Claro da Costa estiveram na Barra do Turvo para conhecer o viveiro, a produção de mudas e os projetos que estão sendo executados junto aos pequenos agricultores da Barra do Turvo nas culturas de pitaia, maracujá, café, entre outros.

“Foi muito interessante, produtiva a visita e um incentivo que a gente trouxe pra Cajati. Eles têm um trabalho bem avançado e estão dispostos a virem aqui darem palestras para nós. Agradecemos a atenção e a hospitalidade do prefeito Jeferson Luís Martins e toda sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, disse o vice-prefeito Ronaldo de Oliveira Pinto.

A comitiva de Cajati esteve presente no gabinete do prefeito da Barra do Turvo, doutor Jefferson Luis Martins, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Antônio de Moraes Neto e do responsável pelo setor de logística e comercialização, Miguel Santos Júnior. Depois o grupo de Cajati foi conhecer o viveiro municipal, onde são cultivadas as mudas de pitaia, café e algumas espécies de capins, que são fornecidas aos produtores que participam dos projetos.

No viveiro, o vice-prefeito, o engenheiro agrônomo de Cajati e o presidente AAGFAM   tiveram a oportunidade de conhecer um dos responsáveis pela produção de mudas,  Ezequiel dos Santos e que, apesar de estar gozando de férias, fez questão de acompanhar a visita. Conheceram também o funcionário de campo Carlos Rodrigues- o ‘Carlinhos da Justina’, que atua como a principal ponte de ligação entre os agricultores e os técnicos da prefeitura da Barra do Turvo.

Já o engenheiro agrônomo Mário Cavallari forneceu as informações relativas aos projetos e a produção de mudas, dando uma atenção especial a Pitaia. Depois da visita ao viveiro de mudas, o grupo foi conhecer uma propriedade no bairro Reginaldo, de um grande colaborador dos projetos e produtor rural, Otaciliano, onde foi possível ver o desenvolvimento das mudas de Pitaia no campo. “O resultado desta visita foi a obtenção de muitas informações que gerou um entusiasmo em expandir estes projetos junto aos pequenos produtores de Cajati. Vale destacar que o cultivo da Pitaia é uma cultura de grande valor agregado, ou seja, não necessita de grandes áreas de cultivo para se tornar rentável, porque além de permitir o consórcio com outras culturas, em especial o plantio de maracujá, gera maior renda por área e uma ótima opção para os pequenos agricultores de Cajati, além do que a prefeitura da Barra do Turvo se comprometeu em prestar auxílio com a transferência de tecnologia e fornecimento de mudas””, disse o engenheiro agrônomo Fabiano Milton de Sousa.

A visita organizada pelos engenheiros agrônomos da Barra do Turvo Mário Cavallari e Fabiano Milton de Sousa teve como objetivo firmar parcerias entre Cajati e Barra do Turvo. Dentre elas, a criação de peixes que é um interesse mútuo dos municípios, que vai colaborar para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, uma vez que Cajati já mantêm há mais de três anos um projeto de criação de Clarias gariepinus (bagre africano), em andamento junto à AAGFAM. O prefeito da Barra do Turvo confirmou que vai disponibilizar a equipe para apoiar a expansão do projeto junto aos produtores familiares de Cajati.