.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerimônia de entrega de equipamentos para Defesa Civil aconteceu no Paço municipal

Foram recebidos no município 1 caminhonete, 2 balsas infláveis, 3 motosserras, 4 tripés suporte para holofote, 8 holofotes de 100W, 1 gerador elétrico e 4 capacetes multiuso


A solenidade de entrega de equipamentos a serem utilizados em ações municipais de proteção e Defesa Civil de Cajati foi realizada no dia 19 de novembro na Prefeitura Municipal de Cajati, através de uma emenda impositiva do deputado Gil Dinis, Lei Federal nº 8.666/93, onde foram adquiridos uma caminhonete 4x4, 2 balsas infláveis, 3 motosserras, 4 tripés suporte para holofote, 8 holofotes de 100W, 1 gerador elétrico e 4 capacetes, no valor de R$ 200,000,00 para Defesa Civil de Cajati.

O reaparelhamento do órgão municipal de proteção e defesa civil foi realizado através de um convênio celebrado entre o Estado de São Paulo, a Casa Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e o município de Cajati.  “É uma alegria muito grande pra nós receber equipamentos de trabalho em defesa da nossa população, foi uma conquista dos vereadores, diretores e de todos os funcionários da prefeitura. Agradeço ao deputado Gil Dinis, pois é de grande importância esse equipamento pra gente. Precisamos dessa ajuda para o município e tenho certeza que esse projeto Vale do Futuro vai trazer muito progresso para a nossa região", enfatizou o prefeito Luiz Henrique Koga.

“Sabemos da importância do trabalho da Defesa Civil, frente às demandas que na maior parte do tempo aparecem de forma inesperada. Sempre vemos notícias sobre a Defesa Civil pelos meios de comunicação, mas muitos ainda não sabem o quanto é relevante o trabalho desses servidores públicos”, disse o deputado Gil Dinis.

O Major da Polícia Militar, Alberto Luiz Silva, que compareceu na cerimônia de entrega representando o coordenador estadual e chefe da casa militar, o coronel Romanek enfatizou que a ação é pioneira do Estado de São Paulo e que sempre houve um anseio dos municípios, solicitando equipamentos com a defesa civil do estado que só podia mandar material ou ajuda através de convênios e obras de defesa civil, ou quando acontecia algum desastre como material de ajuda humanitária. “A nossa preocupação é trabalhar com a prevenção, e que todos os coordenadorias municipais sejam aparelhadas e equipadas com um único objetivo, atender aos munícipes que porventura forem atingidos por algum tipo de desastre. Cajati é uma região que vai crescer muito e o governo estadual tem os olhos voltados pra cá com o Projeto Vale do Futuro e eu estou agradecido por fazer parte desta história”, disse o major da PM, Alberto Luiz Silva.

 

Entenda o processo da aquisição- Para a excelência na gestão de risco e desastre, nesse contexto a coordenadoria estadual vem realizando visitas e tratativas na Assembleia Legislativa de São Paulo -ALESP desde 2019, afim de sensibilizar os parlamentares da importância de direcionar recursos de emendas parlamentares impositivas ou demandas parlamentares com o objetivo de equipar as coordenadorias municipais de proteção e defesa civil. Após a captação dos recursos a casa militar por meio da coordenadoria estadual de proteção e defesa civil realiza todo o processo de aquisição dos equipamentos e executam transferências para os municípios por meio de convênio. E todo o trabalho iniciado no ano de 2019, começaram a apresentar bons resultados com a entrega dos equipamentos para 33 municípios contemplados em 2020 e 255 em 2021. 

 “É um prazer estar aqui com vocês recebendo esse mérito do Estado e agradecer em especial ao deputado Gil Diniz que através de sua emenda cedeu esses equipamentos ao município. É um ganho muito importante para o município, e esses equipamentos serão úteis para a nossa defesa civil do município”, disse o presidente da Câmara Municipal de Cajati, Sidinei Aparecido Ribeiro.

A defesa civil nos últimos anos vem se aperfeiçoado com treinamento dos seus colaboradores e funcionários públicos. Hoje o município de Cajati é referência na agilidade do primeiro atendimento no Vale pela infraestrutura que possui. “A defesa civil somos todos nós juntos. Assim agradeço a todos os funcionários envolvidos nesse projeto”, disse o coordenador municipal de proteção e defesa civil de Cajati, Célio de Farias.

Atuação da Defesa Civil- Alagamentos, enchentes, afogamentos, risco de queda de árvores e incêndios florestais e residenciais são algumas situações que devem ser informadas à Defesa Civil. Além de prestar atendimentos emergenciais, ela também promove ações preventivas, assistenciais e recuperativas e atendimento de socorro. O trabalho da Defesa Civil é evitar ou minimizar as consequências de acidentes ou desastres naturais ou tecnológicos, preservar a cultura, a educação, a tradição e o cotidiano dos cidadãos e restabelecer a normalidade social no município.

Estiveram presentes na solenidade de entrega de equipamentos, o prefeito Luiz Henrique Koga e o vice prefeito Ronaldo Cantilio, os diretores de departamentos, tais como a diretora do departamento de assistência social que foi também a cerimonialista da solenidade, Karine Harzer, o diretor da divisão de cultura de Cajati, Roberto Rodrigues Neto,  a diretora do departamento de finanças, Solange Rosa, a diretora do departamento de administração, Maria Claudia dos Santos, a chefe da divisão de compras e licitações, Rosemeire Vieira dos Santos, a empresária Vânia Bolsonaro, a subtenente da Polícia Militar Renata Patrícia Giannoni, a cabo da Polícia Militar Cristiane Filabel, o capitão da Polícia Militar Mateus da Costa Nogueira, o major da Polícia Militar Mateus da Costa Nogueira, o major da Polícia Militar, Alberto Luiz Silva, o coordenador municipal de proteção e defesa civil de Cajati, Célio de Farias, o presidente da Câmara de Vereadores de Cajati, Sidinei Aparecido Ribeiro e os vereadores Priscila Chagas, Adenise Pedroso, Alexandre Pacheco de Matos, Edirléia França Pereira, José Anselmo Ribeiro, José Ancelmo Ribeiro, Rosângela Aparecida Rodrigues e Walter José Romualdo.

Em caso de risco, ligue Defesa Civil-199 (24h) /38543635. 

 

699 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.