Desenvolvimento de Assistência Social - Quinta-feira, 19 de Agosto de 2021

Alunos do Prospera Jovem 2020 foram diplomados nesta quarta-feira na Câmara Municipal de Cajati

O programa foi criado para ajudar o jovem do ensino médio a dar os próximos passos na vida

A diplomação da primeira turma do programa Prospera Jovem 2020 do Governo do Estado de São Paulo aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de agosto no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Cajati.  Dos 19 jovens que concluíram o curso, Ana Vitória de Pontes Araújo Santos, Anderson Rodrigues de Souza (que foi representado pela mãe), Edmilsom Marcos Souza, Gabriel Claudis da Silva Pontes e Renata Pereira da Silva estiveram presentes representando a Turma 2020 e receberam um brinde especial e o certificado do curso.

“Nós sabemos que o presente e o futuro depende da educação”, disse o diretor do Departamento de Educação e Cultura, Máximo Ribeiro.

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Social, Edimar Moura o programa estadual mostra novas propostas e mecanismos para estudantes do ensino médio se lançarem em sociedade, como também na sua vida financeira. “É um trampolim para a realização de sonhos, novas conquistas e uma nova perspectiva de vida enquanto cidadão e pessoa de bem na sociedade. Eu como gestor social, fico muito honrado em ver uma equipe engajada em programas tão importantes para a nossa juventude. Agradecemos aos educadores sociais pelo empenho, como a Clara Hold, Marlene Ribeiro, Tatiane Pedroso, Eliane Bertoldo e a Adriana Bertoldo, entre outros que ajudaram e continuam ajudando o Programa Prospera Jovem na nossa cidade. Agradecemos também aos pais dos jovens que incentivam os seus filhos e podem se sentirem orgulhosos por essa certificação, porque vocês são parte disso”, finaliza Moura.

A cerimônia  contou com a presença de autoridades municipais, como a primeira dama de Cajati e representante do Fundo Social de Solidariedade, Antônia Marcelino de Abreu Ribeiro, a presidente da Câmara de Vereadores, Priscila Chagas, os vereadores Adenise Pedroso, Waltinho Romualdo e Alex Bertoldo, a assessora de gabinete e responsável pelo Fundo Social de Solidariedade, Eliana Ribeiro Gomes, o diretor do Departamento de Educação e Cultura, Máximo Ribeiro, a coordenadora da Escola José Rodrigues de Freitas, Idiane Almeida Ramos, a vice diretora da Escola Celso Antônio, Sulamara Perlin Scussel, a diretora do Departamento de Tributação, Maira Pedroso, a chefe de divisão de programa e projetos, Nívia Augusto de Oliveira, a assistente social Vivian Costa Cruz, a coordenadora do CRAS da Vila Antunes,  Yona Ribeiro Miguel, a coordenadora do CRAS  Central, Valdirene Rodrigues, o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Assistência social, Edimar Moura e também familiares dos jovens formandos.

SAIBA MAIS: O 'Programa Prospera Jovem’ do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social beneficiam os jovens que estão na 2ª e 3ª séries do ensino médio da Rede Estadual de Ensino no Vale do Ribeira, cadastrados no Cadastro Único e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

O Prospera Jovem 2021 está implementado no Vale do Ribeira, através do Programa Vale do Futuro, buscando ampliar o horizonte e trazer novas oportunidades para os jovens da região. Seu objetivo é trazer mobilidade social para estes jovens, além de incentivar a manutenção e conclusão do Ensino Médio. Ao longo da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, os jovens participantes contam com um tutor que  os acompanham e orientam o desenvolvimento do seu projeto de vida, através de oficinas de empreendedorismo mão-na-massa, reflexões e planejamento acerca de sua vida. Os participantes recebem um incentivo financeiro diretamente na poupança para colocar seus planos em prática e no contraturno das atividades escolares, os jovens tem acesso a cursos de capacitação técnica e profissional para se preparar para sua entrada no mundo do trabalho e seguir com seu projeto de vida.

Mais informações: CRAS Central (13) 3854-4722, Cadastro Único (13) 3854-1454 e CRAS Vila Antunes (13) 3854-1248.