Gabinete - Quinta-feira, 04 de Março de 2021

Instrução de Tiro de Guerra começou nesta segunda-feira em Cajati

A formação da turma pioneira de 50 novos atiradores para o Exército Brasileiro começou no dia 1º de março

Instrução de Tiro de Guerra começou nesta segunda-feira em Cajati

As instruções da primeira turma do Tiro de Guerra (TG) foram iniciadas na última segunda-feira, dia 1º de março, às 6h e contou com a presença do prefeito Sidinei Ribeiro. “Fomos honrados com a visita do prefeito, demonstrando o apoio e a preocupação com os jovens, que hoje iniciam uma etapa importante e histórica em suas vidas, eles vão fazer parte da primeira turma de atiradores do vale do Ribeira”, disse o chefe de instrução da unidade e primeiro sargento Márcio Nunes, que acrescentou: “Nosso primeiro dia foi repleto de expectativas, como a de tornar o jovem polivante, flexível e cooperativo nessa caminhada, principalmente numa época de incertezas devido à pandemia, por isso estamos seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), dividimos a turma em dois grupamentos, com todos os nossos procedimentos e legislação a serem seguidos”, finaliza o sargento Nunes.

No Brasil, todo dia 1º de Março é um marco na vida de muito jovens que vão seguir carreira no serviço militar, uma nova etapa que se reveste de muitas dúvidas e expectativas. Todas estas emoções são verdadeiras, pois a mística que envolve o serviço militar passa de geração em geração, numa trajetória de mais de 372 anos de formação do Exército Brasileiro, que é uma instituição forjada sobre os pilares da hierarquia e disciplina, e configurada pela postura vencedora e guerreira dos brasileiros, de todas as classes sociais, que perfilam em suas fileiras.

E os novos atiradores terão a oportunidade de fazerem parte desta instituição, de terem seus nomes marcados para a eternidade no TG de Cajati. “Para muitos será uma oportunidade de honrar o nome de familiares e entes queridos que marcaram o nome de suas famílias como o primeiro a exercer esta ação. Todos estes 50 atiradores terão a responsabilidade de manter esta tradição, uma mística que perdurará no Tiro de Guerra de Cajati”, acrescentou o sargento Nunes.

Os jovens estão recebendo as instruções do serviço militar inicial para serem atiradores e podem continuar com os estudos ou atuação profissional. O tempo de prestação do serviço militar na unidade é de 9 a 12 meses.

Mais informações com a Junta de Serviço Militar de Cajati pelo telefone (13) 3854-4614, ou com a Delegacia de Serviço Militar no (13) 3854-8716. O atendimento presencial nessas unidades está suspenso devido à pandemia pelo coronavírus.