Gabinete - Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018

Município instala réguas linimétricas no rio Jacupiranguinha

A medição é fundamental para emitir alertas de inundação com antecedência

Município instala réguas linimétricas no rio Jacupiranguinha

No final do mês de julho, as Defesas Civis Estadual e Municipal e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do estado de São Paulo instalaram réguas linimétricas no rio Jacupiranguinha, sob a ponte da Avenida Luiz de Lima, no centro de Cajati. “Esse é um importante passo para o trabalho de prevenção e alerta, especialmente, contra enchentes em nosso município”, considera a agente de Defesa Civil Municipal, Leonice Gonsalves.

Pelas réguas serão feitas as medições dos níveis de água para um acompanhamento mais preciso de possíveis cheias e também de escassez de chuva. “O controle e a leitura do rio serão mais efetivos. Teremos informações de melhor qualidade para emitir alertas de inundações nas comunidades ribeirinhas com mais antecedência, assim como medir com mais eficácia os períodos de estiagem”, afirma a agente.

Essas réguas fazem parte de um conjunto de equipamentos já instalados em outros pontos do rio Jacupiranguinha. São monitorados e operados pela Defesa Civil Municipal para prevenir desastres naturais. Nos bairros Cortesia e Barra do Azeite, no km 3 da Estrada do rio Azeite, estão instalados aparelhos telemétricos (utilizados para medir o nível do rio). Nos bairros Braço Feio e Bico de Pato estão dois pluviômetros que fazem a medição manual do volume de chuvas. Na Praça do Paço Municipal e no bairro Jacupiranguinha estão outros dois pluviômetros de medição automática.

Serviço: Mais informações sobre riscos de enchentes e períodos de estiagem podem ser obtidas pelo telefone da Defesa Civil em Cajati (13) 3854-3635 ou pelo 199. Por esses contatos, é possível ainda buscar informações sobre as condições de um terreno e se oferece riscos para construir, assim como saber se existe possibilidade ou alerta de deslizamento de terra em determinada área.

Quem deseja receber alertas sobre chuvas intensas pode enviar um SMS para 40199 com o CEP da região. Esse é um recurso estadual que envia mensagem de texto quando há risco de chuvas intensas na localização desejada.