.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Educação - Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ideb das escolas municipais de Cajati é superior à meta nacional para 2022

Uma delas atingiu a nota 7 e é exemplo em superação


Ideb das escolas municipais de Cajati é superior à meta nacional para 2022

Cajati tem motivos para comemorar: as escolas municipais atingiram a nota 6,3 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que monitora a qualidade do ensino em todo o Brasil e estabelece metas aos seus municípios. A nota conquistada por Cajati é superior à de 2015, que ficou em 6,2, e está acima da meta nacional para daqui quatro anos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a meta é que o Ideb do Brasil seja 6 em 2022 –média que se compara à qualidade de um sistema educacional de países desenvolvidos.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Educação, Maria Claudia Brondani Rabelo, o sistema de ensino em Cajati é inclusivo e trabalha as características de cada criança. “O nosso objetivo diário é oferecer educação de qualidade para os 3.500 alunos das escolas municipais. Para isso, investimos nos docentes, garantimos as estruturas qualitativas das escolas e disponibilizamos um material unificado. Cuidamos também dos aspectos globais para o desenvolvimento das crianças, como garantir a qualidade da merenda, dos transportes e uniforme escolares e direcionamos nossa gestão para a autonomia e valorização da comunidade”, considera.

Foram avaliados 403 alunos de 15 turmas do quinto ano de oito escolas municipais e as notas ficaram entre 6,1 e 7. “Os resultados estão ligados ao trabalho em equipe, à boa estrutura do sistema municipal e ao compromisso de todos os envolvidos. O município garante recursos de forma igualitária para todas as escolas, mas as diferenças entre os resultados são normais e estão relacionadas ao perfil de cada equipe escolar, ao envolvimento da comunidade e às metas específicas”, explica Claudia.

O resultado mais alto foi conquistado pela Escola Municipal Shirlei Bueno de Paula, com a nota 7. “Para as rurais, como essa, algumas dificuldades de localização dificultam o acesso à internet e a disponibilização de computadores para os alunos. Mesmo assim, a Shirlei Bueno de Paula e a Vereador José Rodrigues de Freitas (nota anterior 5,9 e agora 6,3) avançaram significativamente em seus resultados, vencendo essas barreiras com ampla diversificação de estratégias, foco na aprendizagem, comprometimento da equipe e envolvimento de toda comunidade”, elogia Claudia.

Para 2019, a meta do Ideb será definida pelas escolas municipais individualmente e junto à sua comunidade. “Esperamos que Cajati conquiste a nota 7 ou se aproxime desse resultado”, torce Claudia. “Educar para crescer é a nossa missão e seguimos confiantes. A caminhada é longa, mas passo a passo o sistema municipal avança e os resultados são significativos. Cada comunidade escolar deve comemorar e fortalecer ainda mais esse nosso compromisso”, afirma.

954 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cajati - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.