Cultura - Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Comemorações do aniversário de Cajati reúnem mais de oito mil pessoas

Praça Vereador Antônio Cunha foi o principal palco das atrações

Uma grande participação de moradores e visitantes marcou os três dias de comemorações do 26º aniversário de emancipação da cidade de Cajati, completado em 19 de maio. A festa aconteceu na Praça Vereador Antônio Cunha e reuniu cerca de oito mil pessoas durante todo o fim de semana. “Ficamos muito felizes e agradecemos a todos os que estiveram presentes durante as comemorações. Para os próximos anos, queremos oferecer uma festa ainda mais bonita para os nossos moradores e visitantes”, agradeceu o prefeito Vavá Cordeiro.

Segundo o chefe da Divisão de Cultura, Edimar da Silva Moura, a quantidade de público superou as expectativas. “Foi um verdadeiro e emocionante encontro das famílias cajatienses e visitantes. Somente na primeira noite do evento, tivemos cerca de quatro mil participantes”, expõe.

Na sexta-feira (18), aconteceram as apresentações das Escolas Integrais do município e da Divisão de Cultura e foi realizada a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Departamento Social. Para terminar a noite, um show da dupla Teodoro e Sampaio garantiu a animação do público.

Já na manhã do sábado (19), autoridades da cidade e da região estiveram na Câmara Municipal para homenagear cidadãos de destaque de Cajati. Um deles foi o deputado estadual Caio França, que recebeu o título de cidadão cajatiense durante a sessão solene, revelando que fará investimentos para ações da Prefeitura.

Nessa data ainda ocorreu o 8º Encontro dos Motociclistas, com direito à entrega de troféu para cada um dos clubes de moto pela participação no evento. Durante toda a tarde e à noite, os amantes do rock e do reggae puderam aproveitar as apresentações das bandas locais e visitantes.

Premiação do IV Festival de Viola

O domingo (20) foi o último dia das comemorações e contou com o IV Festival de Viola com 13 participantes na categoria Solo e 12 participantes na categoria Dupla. Na categoria Solo, o vencedor foi João Mike Viola, que recebeu R$ 850. O segundo colocado, Cleiton Camargo, levou R$ 550 para casa e o terceiro, Isaias Xisto, ganhou R$ 350. A dupla vencedora foi Luiz Henrique e Cuiabá, que ganhou R$ 1.500. A segunda colocação ficou com José Junior e Gabriel e recebeu R$ 1 mil e o terceiro lugar foi para Maik e Santiago, com um prêmio de R$ 500. Todos eles também levaram um troféu para casa.

Na sequência, a festa continuou com o show do músico sertanejo local, Rennan Passos, que teve a participação especial da dupla Ali & Rhuan, de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Resultado do Jogo Festivo de Futebol

As comemorações também tiveram um jogo festivo de futebol, realizado no sábado (19), entre as seleções masters do Santos e de Cajati, no Clube ADC VALE, na Vila Industrial. O placar terminou em 3 a 1 para o Santos, que teve a participação de famosos ex-jogadores da equipe profissional, como Narciso, Marcelo Passos e Axcel.

De acordo com o diretor do Departamento de Esporte, Jackson Pereira dos Santos, a presença desses profissionais do Santos foi uma motivação para as crianças e adolescentes comparecerem à partida e praticarem o esporte. “Além de incentivar os iniciantes, foi um momento de boas recordações para quem acompanhou esses craques de bola”, considera.

Após o jogo, ainda foram homenageados o Sr. João Soares, responsável pela equipe Unidos do Morro, o Sr. Ari, do banco responsável pela equipe do São Jorge e pela sua dedicação ao esporte em Cajati, e os senhores Paco e Otacílio, pelos anos dedicados à arbitragem na cidade e região.

Campanha Solidária

Para acompanhar o jogo festivo de futebol, o público contribuiu com um quilo de alimento não perecível. Foram arrecadados mais de 120 quilos de alimentos, que doados ao Abrigo Jesus, Esperança e Vida – lá são atendidos crianças e adolescentes em situação de risco.