Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022

Cajati está em 2º lugar dos municípios nas aberturas de micro e pequenas empresas no Vale do Ribeira

Em 2021 foram 466 aberturas de empresas

Aberturas de micro e pequenas empresas cresce 28,8% no Vale do Ribeira nos últimos três anos

Em 2019 foram 3.815 novas empresas, passando para 4.914 em 2021; Sebrae-SP realizou mais de 23 mil atendimentos no último ano

O Vale do Ribeira registrou um aumento de 28,8% no número de aberturas de empresas entre 2019 e 2021. O número saltou de 3.815 aberturas em 2019 para 4.914 no ano passado. No total, a região possui mais de 33,8 mil empresas. A procura por informação, orientação e conhecimento por parte dos donos e donas de pequenos negócios se intensificou tanto no modelo presencial quanto no digital. Ao todo, o Sebrae-SP realizou no ano passado mais de 23 mil atendimentos entre consultorias e cursos presenciais e a distância no Vale do Ribeira.

Quem puxou a alta no número de aberturas foi a cidade de Registro, com 1.234 novas micro e pequenas empresas em 2021. Na sequência aparecem os municípios de Cajati (466), Iguape (457), Juquiá (376), Ilha Comprida (369), Pariquera-Açu (317), Miracatu (302), Jacupiranga (260), Sete Barras (205), Cananéia (203), Itariri (190), Eldorado (186), Pedro de Toledo (165), Barra do Turvo (99) e Iporanga (85).

Além do aumento quantitativo, o público fez uma avaliação extremamente positiva do Sebrae-SP em 2021. De acordo com o Net Promoter Score (NPS), metodologia mundialmente utilizada para medir a satisfação dos clientes de uma empresa e o quanto eles a recomendariam, o Sebrae-SP no Vale do Ribeira atingiu a pontuação de 87,4 em uma escala até 100, superior à média estadual que recebeu nota 83,8. Essa marca é considerada muito elevada no mercado, o que evidencia a qualidade dos produtos e serviços do Sebrae-SP, validada pelos seus clientes.

"Essa avaliação só foi possível por termos auxiliado empreendedores e empreendedoras a alcançarem ótimos resultados em 2021. Entre as mais de 1,3 mil empresas pesquisadas, 86,6% apontaram aumento de faturamento, 70,6% redução de custos e 100% inovaram em algum momento, seja com um novo produto, um processo ou uma forma de atender melhor o cliente", comemora a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos.

Projetos

O Sebrae-SP no Vale do Ribeira foi responsável por 31 projetos segmentados em 2021 envolvendo mais de 800 empreendedores e empreendedoras do agro, do turismo, dos serviços, da indústria e do comércio. Destaque para os projetos de alimentação fora do lar, indústria de alimentos e bebidas, artesanato, bananicultura, beleza, leite (bovinos e bubalinos), olericultura, pet/vet, cultivo de plantas ornamentais e turismo. No programa Empreenda Rápido foram cerca de 4 mil pessoas atendidas, mesmo número de estudantes contemplados nos programas de fomento ao empreendedorismo nas escolas, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e o Crescendo e Empreendendo.

A gerente do Sebrae-SP no Vale do Ribeira afirma que vão continuar atuando forte em 2022 no agronegócio, principalmente nas cadeias de leite, banana, palmito e plantas ornamentais, incluindo ainda projetos com pesca, piscicultura, apicultura, extração de musgo, minimercados e outros.

"O turismo também vai seguir como um dos nossos principais focos, assim como os festivais gastronômicos locais. Queremos ainda desenvolver projetos com empresas inovadoras, indústria de pães, feirantes e empreendedores e empreendedoras dos segmentos de vestuário e beleza", comenta. "Nossas ações do plano de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira também vão seguir de forma transversal na sensibilização de todos os clientes da região, incluindo projetos de reconhecimento do trade turístico com o “Selo de Qualidade para o Turismo", completa Michelle.

No âmbito de políticas públicas, o Programa de Articulação Regional, em parceria com a FGV, e o Programa Consórcio Empreendedor, em parceria com a FESP, entrega milhares de horas de consultorias aos gestores públicos e suas equipes, com foco no desenvolvimento de todo o território da regional.

Todos os programas e projetos contam com o apoio e parceria das prefeituras municipais, associações comerciais e outras entidades de classe, Itesp, Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde), entre outros.

O escritório regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira fica localizado na cidade de Registro, na Rua José Antônio de Campos, 297, no Centro, em frente a Prefeitura Municipal. O telefone é o (13) 3828-5060, opção 4. Toda a agenda de cursos e palestras está disponível no link: https://sebraevaledoribeira.glideapp.io/.

Além do escritório regional em Registro, o Sebrae-SP possui outros sete postos avançados na região chamados “Sebrae Aqui”. Eles estão localizados nos municípios de Cajati, Iguape, Jacupiranga, Miracatu, Ilha Comprida, Juquiá e Registro e o plano de expansão de mais postos na região está em articulação. O atendimento é realizado entre 08h30 às 17h30, dependendo do município.

Informações -Sebrae Aqui Cajati na Prefeitura de Cajati- (13) 3854-3003