Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 05 de Julho de 2021

Prefeitura de Cajati inicia o recolhimento de pilhas e baterias com novo integrante da Cajatrupe

A Pilhada foi criado para incentivar o descarte correto de pilhas e baterias

A partir de Julho, a Prefeitura de Cajati começa a recolher pilhas e baterias no Paço Municipal. Os moradores podem levá-las até o coletor que está localizado perto da entrada da recepção do gabinete do Prefeito para fazer o descarte. Para essa coleta serão aceitas pilhas alcalinas, recarregáveis, comuns de zinco-manganês e baterias portáteis. As baterias de lítio, como as utilizadas nos celulares, não serão recolhidas. “Com o programa de recolhimento de pilhas e baterias, damos mais um passo para reduzir os efeitos nocivos ao meio ambiente causados por esses materiais”, afirma o engenheiro ambiental da Divisão do Meio Ambiente, Marcelo Barbosa.

A ação da coleta tem o intuito de contribuir para redução dos efeitos nocivos ao meio ambiente e um programa de descarte correto desses materiais. E para incentivar e conscientizar toda a família sobre a importância do descarte correto das pilhas e baterias, a turminha da reciclagem ganhou um novo personagem, a Pilhada. Ela é a representante feminina da Cajatrupe, repleta de energia e topa qualquer aventura. Com muita atitude, está sempre dando aquela carga de ânimo para a turminha. Os outros personagens também criados pela Prefeitura são: Tonelo, Peto, Potêncio, Mínio e Celo.

Dicas para fazer as pilhas durarem mais

Fazer a reciclagem dos produtos é essencial, mas também é muito bom fazer o possível para economizá-los e aumentar o seu tempo de vida útil. Veja algumas dicas de como fazer as pilhas e baterias durarem mais.

Temperaturas extremas reduzem o desempenho das pilhas. Nunca as armazene em locais quentes ou úmidos;

Remova as pilhas de um dispositivo quando houver previsão de não usá-lo por um longo período de tempo;

Mantenha as superfícies de contato da pilha e o compartimento da bateria limpos, passando neles uma borracha de lápis limpa ou um pano áspero cada vez que você trocar as baterias;

Não tente recarregar uma pilha a menos que ela seja especificamente rotulada como “recarregável”.

Uma dica: Não compre pilhas piratas!

Elas podem conter materiais e componentes químicos acima do que é permitido em nossa lei. Escolha fabricantes que têm programas de sustentabilidade como a logística reversa e utilizam componentes mais amigáveis ao meio ambiente.

A empresa Green Eletron fará a coleta desse material periodicamente. A Prefeitura de Cajati passa a ser mais um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do programa Green Recicla Pilhas, da Green Eletron - Gestora de Logística Reversa. Após o descarte das pilhas e baterias pelo moradores do município, a empresa recolhe esses materiais e os leva para a reciclagem e destinação correta. As pilhas e baterias poderão ser reutilizadas, após o processo da reciclagem, como pigmentos para fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros, tintas e outros. As etapas da reciclagem de pilhas e baterias podem ser conferidas neste link: http://twixar.me/h5PT.