Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019

Prefeitura solicita que apenas materiais recicláveis sejam colocados nos tambores da coleta seletiva

Lixo comum, resíduos e até animais mortos foram encontrados nesses recipientes

Os conjuntos de tambores da coleta seletiva, instalados em Cajati, estão sendo utilizados de modo inadequado. Eles são somente destinados para materiais recicláveis como vidros, papéis, plásticos e metais. Entretanto, lixo comum e até animais mortos foram encontrados pelo pessoal da Cooperativa de Reciclagem de Cajati (Cooreca).

Em respeito ao trabalho realizado pelos recicladores, a Prefeitura se sensibiliza e pede que todos colaborem e façam o uso correto dos tambores. Neles, devem somente ser colocados os materiais descritos em cada recipiente: vidro nos tambores verdes; papel, nos azuis; plástico, nos vermelhos e metal, nos amarelos.

É importante lembrar que lixo orgânico não deve ser misturado com o reciclável, para evitar a proliferação de bactérias e fungos, assim como auxiliar no processo de separação dos que seguem para a coleta seletiva.

Para quem tem dúvidas do que é ou não reciclável

Quem nunca teve dúvidas sobre o que pode ou não ir para a reciclagem? Para ajudar nessa tarefa, a Prefeitura de Cajati criou a Cajatrupe, uma turma de mascotes que está presente nas placas instaladas em cima dos tambores com dicas do que pode ou não ir para a reciclagem.

Conheça cada um dos integrantes da Cajatrupe e suas dicas de reciclagem:

- Tonelo: é o líder da turma, acolhedor e responsável por ser o receptor dos lixos. Ele gosta de tudo bem separado. É um sujeito acolhedor que está sempre disposto a reunir os amigos.

- Peto: é o representante dos plásticos. Peto é o mais entrosado. Consegue se adaptar a qualquer circunstância. O tempo de duração do plástico é de cerca de 40 anos. Os exemplares do Peto que podem passar pela reciclagem são:

Recicláveis: garrafas de água mineral, copos, potes, tampas e frascos de produtos, embalagens PET (de bebidas como refrigerantes, óleos e vinagres), PVC (canos e tubos), utilidades domésticas, baldes, engradados de bebidas, sacolas e sacos plásticos.

Não recicláveis: cabo de panelas, espumas, embalagens metalizadas (de biscoitos, café, suco e salgadinhos), acrílico e eletrodomésticos.

- Potêncio: é o representante dos vidros. É um cara durão e tem um humor afiado. Ele sempre tem uma maneira de apoiar os amigos. O vidro tem um tempo de duração indeterminado. É versátil e pode ser encontrado de diversas maneiras como:

Recicláveis: garrafas, potes de conservas, frascos (de perfumes e alimentos) e utensílios de cozinha (copo, prato, pirex, fôrma e taça).

Não recicláveis: eletrodomésticos (televisão, micro-ondas, forno), janelas, portas e box, espelhos, óculos e vidros automotivos (carros, motos e caminhões), louças e cerâmicas.

- Mínio: é o homem lata, com personalidade forte e coração de ouro. O metal tem duração de cerca de 100 anos. Costuma ser bastante confundido com materiais não recicláveis. Entre os objetos em que ele é encontrado, estão:

Recicláveis: latas e tampas (de bebidas e conservas), pregos, parafusos, arames, ferragens, panela sem cabo e ferramentas.

Não recicláveis: clipes, grampos, esponjas e palhas de aço, aerossóis, latas de tinta, verniz, solventes e inseticidas.

- Celo: é um pouco distraído, avoado e às vezes deixa a vida passar em branco. Mas é criativo e gosta de dar novas ideias. Ele está bastante presente no dia a dia de muitas pessoas nos seguintes itens:

Recicláveis: envelopes, cartões, cartolina, cartazes, livros, cadernos, jornais, revistas, panfletos, materiais impressos, papelão e sulfite.

Não recicláveis: papel higiênico, etiqueta adesiva, guardanapos e lenços usados, fita crepe e ponta de cigarro.

O que é lixo orgânico?

Resto de produtos provenientes de animais ou vegetais, como verduras, frutas e outros alimentos são considerados lixos orgânicos. É comum na rotina alimentar, por isso, o volume também é alto.

Mais algumas dicas da Cajatrupe:

- Separe os materiais recicláveis em sacolas plásticas ou caixas de papelão.

- Não deixe restos de comida ou líquidos nos recipientes. Passar uma água já é suficiente.

- Fraldas e papel higiênico usados, nem pensar em reciclar. Pense em seu colega ser humano.

- Coleta seletiva não é bota fora. Destine somente o indicado – entulhos devem ter outra destinação.

- Nunca queime lixo de qualquer tipo: é proibido por lei e quem queima lixo doméstico orgânico ou inorgânico não incomoda apenas quem mora ao lado. Pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.

- Essas pequenas ações são uma grande contribuição à sustentabilidade.